domingo, 3 de janeiro de 2010

ELETROCIRURGIA, CAUTÉRIO, ELETROCAUTÉRIO

Bom artigo para quem tiver a curiosidade de saber o funcionamente de um ELETROCAUTERIO suas funções, monopolar x bipolar, efeitos nas células do corpo humano e para mim o melhor; a Diferença das funções físicamente falando de CORTE X COAGULAÇÃO..

Alguns trechos retirados do Artigo...

"O circuito elétrico, no sistema monopolar, é muito diferente do circuito realizado pela corrente elétrica no sistema bipolar. Em ambos os casos, o circuito elétrico compreende a transmissão da corrente elétrica por um gerador, a passagem dos elétrons do eletrodo ativo para o eletrodo passivo, para que a corrente retorne, finalmente, ao próprio gerador. No sistema monopolar, o eletrodo ativo está distante do eletrodo passivo. O pequeno eletrodo ativo é utilizado no tecido alvo. O largo eletrodo dispersivo fica em contato com a pele do paciente. A corrente elétrica, ao ser transmitida pelo eletrodo ativo, percorre o corpo do paciente, que se comporta como uma solução eletrolítica, antes de encontrar o eletrodo dispersivo. No sistema bipolar, os eletrodos ativo e neutro, necessariamente do mesmo tamanho, estão intimamente ligados, separados por uma distância de 1 a 3 mm. O fluxo da corrente elétrica, no tecido humano, se limita ao espaço entre os dois eletrodos. A corrente elétrica não atravessa o corpo do paciente. Torna-se importante o conhecimento de alguns outros conceitos físicos. A terra, o chão, constitui o condutor universal e ponto de retorno comum para os circuitos elétricos; desvio ou divisão da corrente elétrica constitui uma situação na qual parte da corrente elétrica foge do circuito elétrico desejado, seguindo um caminho alternativo de menor resistência para o solo. Em eletrocirurgia, perda, desvio da corrente elétrica, consiste de corrente elétrica de rádio frequência que flui por um caminho indesejado, em direção ao solo."
"A eletrocirurgia, também denominada diatermia, baseia-se no seguinte princípio: uma corrente elétrica,ao percorrer tecido humano, produz nenhum outro efeito, a não ser a formação de calor31.Uma corrente de elétrons, ao atravessar uma célula, encontra uma certa resistência. Os íons intracelulares,em resposta à passagem dos elétrons, colidem entre si e contra as organelas intra-celulares. Essa colisão produz calor. Se o aquecimento for lento e fraco, o calor produzido dentro da célula provocará evaporação de água e diminuição do volume celular, constituindo o efeito terapêutico de coagulação. Por outro lado, se o aquecimento for rápido e forte, ocorrerá explosão da membrana celular, com evaporação do conteúdo intracelular, constituindo o efeito terapêutico de corte."
"Correntes puramente sinusoidais: produzem o efeito terapêutico de corte"
"Correntes com propriedade hemostática elevada: Estas correntes intercalam as ondas sinusoidais. A forma da onda produzida pela corrente se torna pulsátil, com a presença da onda sinusoidal em um quinto ou undécimo da onda total"
"A resistência dos tecidos humanos depende fundamentalmente da sua quantidade de água e vasos sanguíneos. O tecido adiposo e o tecido ósseo apresentam resistência superior à pele e ao tecido muscular"
"O corpo humano também possui um sistema elétrico. Consiste do sistema nervoso, dotado de um sistema elétrico de baixa frequência. Correntes elétricas de baixa frequência, em contato o tecido humano, estimulam o tecido nervoso. O tecido nervoso, estimulado, provoca contração do tecido muscular. Entretanto, à medida que a frequência da corrente elétrica aumenta, diminui a sensibilidade do tecido nervoso. Correntes elétricas acima de 10.000 ciclos por segundo, já não estimulam o tecido nervoso31. Assim, são utilizadas, na eletrocirurgia, correntes elétricas de alta frequência"
"sistema monopolar....A incidência de lesões térmicas associada a laparoscopia gira em torno de 1 a 2 casos em cada 1000 pacientes operados"
"Lesões térmicas de intestino geralmente não são detectatas no momento da ocorrência21. "
"Pacientes com lesões intestinais não reconhecidas no momento da cirurgia geralmente se queixam de febre e dor abdominal, do terceiro ao sétimo dia de pós-operatório24. Porém, o intervalo entre a ocorrência da lesão e o início dos sintomas já foi relatado entre 18 horas e 14 dias"
"Defeitos de isolamento: os eletrodos podem ser reaproveitáveis ou descartáveis. No primeiro caso, o excesso de uso, a repetitiva esterilização, pode provocar quebra ou defeito no material de isolamento do eletrodo ativo24. Porém, muitas vezes, o defeito não é perceptível macroscopicamente. Podem ocorrer defeitos de isolamento também em dispositivos descartáveis"
"Eletrodo de retorno: Em diatermia monopolar, o eletrodo de retorno, ou eletrodo dispersivo, consiste de uma placa situada em contato direto com a pele do paciente. No processo de eletrocirurgia, tal eletrodo têm a função de recuperar a corrente elétrica, a fim de que esta retorne para o gerador, completando assim o circuito elétrico. A grande superfície de contato do eletrodo neutro diminui a densidade da corrente elétrica, para que esta possa atravessar a pele do paciente sem provocar queimaduras cutâneas. Entretanto, vários fatores podem dificultar a harmonia de funcionamento desta parte do circuito elétrico, com o potencial de provocar queimaduras cutâneas ao paciente,. O mau posicionamento da placa de retorno, em contato inadequado com a pele do paciente, pode criar áreas de contato pequenas. Uma pequena superfície de contato oferecida ao circuito elétrico aumenta a densidade da corrente elétrica, capaz de aquecer a pele do paciente ao ponto de provocar queimaduras. A interposição de pêlos ou cicatrizes diminue a condutividade do sistema, situação semelhante a aplicação parcial da placa sobre a pele do paciente9. Entretando, como a resistência dos tecidos é relativa a sua composição (tecido adiposo apresentando resistência elétrica superior ao músculo), as constantes devem ser ajustadas de acordo com as características ponderais do paciente31. Deve-se evitar a colocação da placa sobre proeminências ósseas. É preferível aplicar o eletrodo dispersivo em contato com áreas de tecido altamente vascularizadas, proporcionando, assim, maior dissipação de calor"
"Existem considerações a respeito do uso da eletrocirurgia em pacientes portadores de marcapasso. Este pode ser danificado irreparavelmente, e a energia de alta frequência pode interferir na ação do marcapasso, causando fibrilação ventricular"
"A potência do gerador é um fator importante em relação ao marcapasso. É prefirível usar uma corrente de corte (em função de sua voltagem menor) , ao invés de uma corrente de coagulação. Quando o uso do sistema monopolar não pode ser evitado, propõe-se o uso de eletrodos cardíacos externos, com um marcapasso externo disponível. Aconselha-se controle do marcapasso após a cirurgia"
Autores do Artigo: Manoel Roberto Maciel Trindade, Rodrigo Ughini Grazziotin, Rossano Ughini Grazziotin


Acessar o Artigo na integra acesse o link abaixo
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-86501998000300010&script=sci_arttext#home

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Dr., boa noite!
Fantástico seu artigo sobre eletrocauterio, fiquei encantada.
Gostaria mto de conversar mais sobre um aparelho que estou desenvolvendo para a área da estetica.
Se puder enviar seu contato, agradeço imensamente.
Silmara